terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reprojetando e Transformando Shapefile 2D em 3D

Neste vídeo eu apresento como reprojetar um shapefile em Coordenadas Geodésicas (Lat-Long) para o Sistema Métrico (UTM) e transformá-lo de uma feição 2D para 3D, tomando como base o valor referente à elevação contido no Object Data (tabela vinculada à feição CAD), obtido através da tabela .DBF.




PROCEDIMENTOS

Através do AutoCAD Map 3D que se encontra no Civil 3D é possível extrair a elevação de um shapefile que se encontra em forma de infofrmação numérica na tabela de atributos (dbf) e transformá-la em elevação (3D).

1 - Abra o Task Pane (Command: mapwspace);

2 - Através do comando MapImport:
2.1 - Em Current drawing coordinate system, defina o Sistema de Coordenadas do arquivo destino (Sistema para o qual, o arquivo será reprojetado durante a importação);
2.2 - Em Input Coordinate, caso não apareça automaticamente, informe qual o sistema de coordenadas do arquivo original (o que será importado);
2.3 - Em Data, defina a tabela dbf que será vinculada (Object Data) ao desenho dwg;
2.4 - Clique em Import polygons as closed polylines para que o Map importe fechando polígonos e polilinhas fechadas para evitar erros;

Após a importação, pode-se verificar que a propriedade Elevation está na cota 0 (zero) e que temos na tabela Object Data, o campo Contour com o valor referente à elevação.

O que teremos que fazer é, gerar uma query buscando todas as entidades onde o campo Elevation será populado com os valores referentes aos campo Contour.

3 - Salve e feche o desenho gerado.

4 - Abra um novo desenho e vincule o arquivo gerado anteriormente;

5 - Crie uma query respeitando os seguintes critérios:
5.1 - Consulta baseada por localização;
5.2 - Em Alter Properties, escolher a propriedade Elevation que seja populada com os valores do campo Contour, do Object Data.
5.3 - Após executar a query em modo Draw, podemos verificar que as curvas de nível, agora estão com sua elevação, ou seja, em 3D.

Boas vindas

Este blog foi criado com o objetivo de apresentar soluções diversas em softwares CAD, Gis, AEC Infraestrutura e Mineração.

Aqui, serão postados algumas dicas e tutoriais para desmistificar algumas ferramentas conhecidas por muitos e outras nem tanto, além de notícias sobre estas tecnologias.

As postagens serão realizadas semanalmente e no decorrer entre uma postagem e outra, poderemos tirar dúvidas dos leitores.