segunda-feira, 23 de abril de 2012

Global Mapper - Transformando Shapefile em DEM

Boa noite a todos!

Saindo um pouco do mundo Autodesk para mostrar um pouco sobre outras tecnologias.

Não cabe a mim qualquer tipo de comparação entre uma ou outra solução encontrada no mercado, faço apenas uma breve abordagem de alguns que acho interessante e que acredito, possam ajudar alguns usuários.

O procedimento apresentado no vídeo abaixo se refere à geração de um Modelo Digital de Elevação (DEM) a partir de um Shapefile de Curvas de Nível.

O software utilizado foi o Global Mapper que, por apresentar além deste recurso, também dispõe de uma interface simples e intuitiva.


"Global Mapper é um software capaz de mostrar a visualização de elevações e de uma série de dados. Faz conversões, edições, impressões e acrescenta a habilidade de acessar diretamente a base de dados TerraServer de mapas de imagem e topográfico do satélite USGS de dentro do programa e visualizar os dados em 3D. Este software  cria mapas para a realização de estudos topográficos utilizando imagens, mapas topográficos e bancos de dados de terreno, sendo amplamente utilizado para diversos segmentos, como os de energia, agricultura, geologia, radiodifusão, construção civil, etc."
Fonte: http://www.allcomm.com.br/pt/produtos/global/global.htm
 

domingo, 15 de abril de 2012

15/04 - Dia Mundial do Desenhista

PARABÉNS A TODOS NÓS DESENHISTAS, PROJETISTAS E AFINS!!!!!!!

 

 "Coloque um lápis e um pedaço de papel na mão deles que eles vão longe. Riscos, rabiscos, linhas, curvas e no final um belo desenho. Assim são os desenhistas, sejam eles, técnico, desenhista industrial, programador visual ou aquele que se dedica ao desenho livre. Mais importante é o que revela seus traços.
E neste dia, seus autores merecem parabéns."
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/dia-mundial-do-desenhista.php 


 Saudades?? Quem conhece ferramentas CAD, jura que não.

 Para todos nós que já sofremos com gilete e benzina, (quem se lembra desta época involuntariamente uma gotinha de lágrima cairá do canto do olho, hehehee, não de saudade, mas sim, de pavor), parabéns pelo nosso dia.
Vamos rezar para que os cursos técnicos e as faculdades continuem ensinando o desenho técnico à mão porque isso ajudará e muito no futuro de quem se aventura nas ferramentas CAD.


Abraços e... vou comemorar porque além de Projetista, também sou filho de Deus!!!!



sábado, 14 de abril de 2012

Civil 3D 2012 - Desenhando uma trincheira (trench)

Bom, continuando as dicas de utilização do Software Civil 3D, neste post eu apresento uma das formas de se projetar uma trincheira para pesquisa mineral.

Este tipo de trincheira é muito utilizada em mineração, principalmente na pesquisa de ouro em veios de quartzo.

Seguem algumas imagens para ilustrar melhor o assunto, já que muitos não estão familiarizados com este tipo de trabalho.


Base da Trincheira. Parede esquerda estaqueada e amostrada "raspada", para análise dos veios de quartzo


Detalhe de uma amostragem feita em veio de quartzo


Desenho esquemático


 Desenho de uma trincheira no Civil 3D


Na parede esquerda onde vai do pé até a crista da trinceira, foi utilizado o Subassembly LinkSlopeToSurface. Este Subassembly cria um Link do ponto selecionado até uma superfície alvo, determinando a inclinação. Segue imagem abaixo:

Configuração do LinkSlopeToSurface


Na parede direita, onde teremos uma berma que chamamos de parte superior da trincheira, foi utilizado o Subassembly DaylightBench. Este Subassembly cria taludes de corte e, aterro com adição de bermas em função de uma altura determinada. Segue imagem abaixo:

Configuração doDaylightBench


No vídeo abaixo, eu mostro como desenhar uma trincheira, passo a passo:

terça-feira, 10 de abril de 2012

Gerando Surface através de dados ASCII MDE do IBGE

Gerando Surface através de dados ASCII MDE do IBGE.avi

Este vídeo foi gerado para responder a dúvida do Francis, colega de fórum, com relação à importação e geração de surface através dos dados ASCII de Modelo Digital de Elevação, disponível para download no FTP do IGBE.

Os dados poderão ser baixados no link abaixo:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/../modelo_digital_de_elevacao/projeto_sp_mg_go_escala_25mil/ascii/

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Desmembrando e Remembrando lotes com o AutoCAD Map 3D 2012

Como todos sabem, o AutoCAD Map 3D possui todas as ferramentas de edição do AutoCAD e várias ferramentas específicas para criação, edição e publicação de mapas.
As ferramentas de desmembramento e remembramento (Split e Merge Rules) possibilitam realizar a separação ou a fusão das feições e também dos dados de atributos (tabulares) de maneira previamente definida, como fundir dois lotes urbanos e no campo número, permanecer o número do primeiro lote selecionado.

O vídeo abaixo apresenta os passos de como proceder para obter êxito nestas ferramentas.