segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Infraworks 360 - Projeto Urbanístico - Loteamento - RS


Bom dia a todos!!

Primeiramente, quero aproveitar para agradecer a sua visita. Muito obrigado mesmo!!!

Resolvi postar aqui alguns modelos trabalhados no Autodesk Infraworks 360 porém, alguns não estão completos, não estão estarão georreferenciados corretamente, outros não estarão com a qualidade máxima e até mesmo, não tratados.

Mas porque postar modelos não finalizados, corretos, posicionados e corrigidos??

Simples:

Por serem projetos conceituais para apresentação do software para clientes e com seus dados, não acho correto postar informações estratégicas, já que o intuito destes posts referentes aos modelos, são apenas para exemplificar alguns trabalhos.

Muitos modelos eu não poderei postar por sigilo em contrato.

Para este primeiro post da série, Infraworks 360, segue um modelo conceitual e sem muitas informações detalhadas de um loteamento que chamaremos de PROJETO URBANÍSTICO - LOTEAMENTO - RS.

Como o próprio nome já indica, este loteamento se encontra no estado do Rio Grande do Sul e foi passado em AutoCAD 2D, curvas de nível e algumas informações extras.

Em uma das vias dará para ver a drenagem porém, esta só aparece em um trecho e não foi calculada, apenas colocada para ilustrar o que o software pode fazer.

Foi solicitado a modelagem por um colega de grupo de discussões de Infraestrutura.


Para ver mais imagens da galeria, clique aqui.

Abaixo vocês poderão ver o modelo publicado e poderá navegar nas cenas e panoramas 3D desenvolvidos.



Se preferir visualizar melhor em uma página separada, clique aqui.

Para ficar por dentro das atualizações do blog, clique em inscrever e para acompanhar as novidades do nosso canal Youtube, se inscreva clicando abaixo.



Volte sempre!!!


domingo, 28 de agosto de 2016

Autodesk Navisworks Manage - Simulação de Construção - Casa de Química

Boa noite à todos!!

Este vídeo apresenta de forma simples, uma sequência construtiva de uma edificação, no caso, uma Casa de Química.

Não é interesse deste vídeo mostrar como foi feito este sequenciamento (simulação) no Navisworks, trataremos isso em um vídeo futuro.


Para ficar por dentro das atualizações do blog, clique em inscrever e para acompanhar as novidades do nosso canal Youtube, se inscreva clicando abaixo.




quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CIVIL 3D - CRIANDO CRITÉRIO 1H:1V LABEL SLOPE SURFACE

Boa tarde a todos!

Este vídeo ensina como criar uma expression e através dela, um estilo de Label Slope Surface com a seguinte configuração:

1H:1V

O modelo apresentado pelo AutoCAD Civil 3D é x:x e x% apenas



Para ficar por dentro das atualizações do blog, clique em inscrever e para acompanhar as novidades do nosso canal Youtube, se inscreva clicando abaixo.




Se este vídeo foi útil, curta e compartilhe.

Assim, você ajuda apoiando o nosso canal à se manter atualizado.

Gostaria de ver um vídeo de conteúdo em específico, contate-nos para avaliarmos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Raster Design - Aula 10 - Limpando a imagem pelo tamanho dos Pixel's

Boa noite à todos!!

Nesta aula você aprenderá a realizar parte de uma limpeza automática, levando em consideração o tamanho dos pixel's.




Para ficar por dentro dos novos vídeos, se inscreva no nosso canal clicando abaixo.



Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@digitalcursos.net

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Drone, Vant e Autodesk Recap 360


Boa tarde a todos!

Vocês conhecem os termos DRONE, VANT, VARP e UAV?

VANT significa Veículo Aéreo Não Tripulado ou  VARP - Veículo Aéreo Remotamente que também pode ser chamado de UAV - Unmanned Aerial Vehicle e mais conhecido como DRONE (zangão em inglês).

Estes termos se referem à todo e qualquer tipo de aeronave que não necessitam de pilotos embarcados.
São controlados à distância sob supervisão humana através de meios eletrônicos e computacionais.

Muita gente usa a classificação VANT para as aeronaves não tripuladas dotadas de asas (semelhantes aos aviões) na verdade são Drones de Asa Fixa e o tal DRONE, para os dotados de hélices (semelhantes aos helicópteros e afins) na verdade são os de Asa Rotativa ou Hélice.

O que difere entre os dois na verdade é a autonomia e o tipo de aplicação.

Os Drones de Asa Fixa são utilizados em missões de média e longa distância por possuírem uma maior autonomia de voo.

Os Drones de Asa Rotativa ou Hélice são utilizados em missões de curta distância por possuírem menor autonomia de voo.

Muitas empresas estão adotando seu uso por se tratar de um equipamento de melhor custo/benefício para levantamentos aéreos e a cada versão, uma melhoria ou novidade tecnológica.

São inúmeras as aplicações e vamos destacar algumas:
  • Controle de Áreas de Preservação Permanente;
  • Controle de pragas em lavouras;
  • Apoio para equipe policial em operações em favelas e áreas de risco;
  • Localização de foco do mosquito da dengue;
  • Vistoria de obras;
  • Medições em campo;
  • Monitoramento de barragens e outras estruturas;
Recentemente o uso desde equipamento ficou em evidência na tragédia do rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco em Mariana-MG.

E o Autodesk Recap 360, já ouviu falar?


O Autodesk Recap 360 é uma nova ferramenta que permite limpar, organizar e visualizar seus dados de nuvem de pontos. Em resumo, ele é um poderoso software para a captura da realidade através de fotografias ou escaneamentos. Não apenas dados obtidos por Drones, mas também levantamentos realizados por perfilamento a laser, laser scanner 3D.

Se tratando dos Drones, muitos profissionais e empresas não dispõe de recursos financeiros para adquirir um sensor laser de precisão e perguntam:

- O que fazer apenas com as imagens capturadas sendo elas, geralmente "abauladas" por causa do formato da lente da câmera.

Bom, este tipo de tratamento que chamamos de ortorretificação é realizado no software Autodesk Recap 360 que também inclui um poderoso recurso de modelar em 3D, as imagens mosaicadas e ortorretificadas.

Outra questão levantada por grande parte dos usuários ou "curiosos" é qual a configuração do computador para que possa realizar estes procedimentos sem travar.

Uma das vantagens das soluções 360 da Autodesk é o processamento na nuvem ou seja, o usuário não precisará ter um equipamento robusto e nem parar o que está fazendo para evitar a famosa... travada.

O Autodesk Recap 360 possui duas versões:

Autodesk 360 Free
Importa, visualiza e converte nuvem de ponto na versão Free.

Autodesk 360 Pro
Além das funcionalidades acima, com 360 Pro você registra múltiplos arquivos, adiciona pontos de controle para garantir a qualidade do registro, processa as imagens e gera o modelo 3D além de extrair delas, a nuvem de pontos.

Depois de pronto, esses dados de nuvem de pontos podem ser salvos e compartilhados com InfraWorks, Civil 3D, Navisworks, bem como outras ferramentas que usam o novo formato de nuvem de pontos ReCap.

Abaixo, um exemplo de aplicação que realizamos para apresentar ao cliente o que foi possível fazer com suas imagens capturadas por um Drone, através do Autodesk Recap Pro.

  1. Imagens enviadas pelo cliente:

  2.  Mosaico gerado sem tratamento:

  3. Mosaico ortorretificado:

  4. Modelo 3D:

  5. Pontos gerados através da modelagem das imagens:

  6. Mapa hipsométrico:

Para solicitar um orçamento para modelagem de suas imagens ou levantamento laser, entre em contato através do e-mail: contato@digitalcursos.net. Teremos o maior prazer em atendê-los.


Para mais informações detalhadas e acesso ao download de uma versão Free ou Trial, clique aqui.


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Faça o seu CAR - (Cadastro Ambiental Rural) com a gente


CAR - Cadastro Ambiental Rural

O que é o CAR:

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.


Onde faço a inscrição:

A inscrição deve ser feita junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente, que disponibilizará na internet programa destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. Estados que não possuem sistemas eletrônicos poderão utilizar o Módulo de Cadastro para fins de atendimento ao que dispõe a Lei 12.651/12 e acesso a seus benefícios. Desta forma, antes de acessar o Módulo CAR para realizar inscrição, verifique se o imóvel rural que pretende cadastrar se localiza em unidade da federação no qual o órgão ambiental responsável por recepcionar as inscrições no CAR possui sistema eletrônico próprio e página específica para tal finalidade. Nesses casos, não será possível inscrever seu imóvel rural no CAR por meio do Módulo de Cadastro disponibilizado nesta página. Para realizar a inscrição, acesse o sítio eletrônico e/ou entre em contato com o órgão ambiental competente do Estado da federação em que se localiza o imóvel rural para obter informações acerca dos procedimentos a serem adotados.


Benefícios:

Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental – PRA e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12. Dentre os benefícios desses programas pode-se citar>:

  • Possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;
  • Suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008.
  • Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;
  • Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;
  • Dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, gerando créditos tributários;
  • Linhas de financiamento atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e
  • Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

Solicite um orçamento pelo email: contato@digitalcursos.net