quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Drone, Vant e Autodesk Recap 360


Boa tarde a todos!

Vocês conhecem os termos DRONE, VANT, VARP e UAV?

VANT significa Veículo Aéreo Não Tripulado ou  VARP - Veículo Aéreo Remotamente que também pode ser chamado de UAV - Unmanned Aerial Vehicle e mais conhecido como DRONE (zangão em inglês).

Estes termos se referem à todo e qualquer tipo de aeronave que não necessitam de pilotos embarcados.
São controlados à distância sob supervisão humana através de meios eletrônicos e computacionais.

Muita gente usa a classificação VANT para as aeronaves não tripuladas dotadas de asas (semelhantes aos aviões) na verdade são Drones de Asa Fixa e o tal DRONE, para os dotados de hélices (semelhantes aos helicópteros e afins) na verdade são os de Asa Rotativa ou Hélice.

O que difere entre os dois na verdade é a autonomia e o tipo de aplicação.

Os Drones de Asa Fixa são utilizados em missões de média e longa distância por possuírem uma maior autonomia de voo.

Os Drones de Asa Rotativa ou Hélice são utilizados em missões de curta distância por possuírem menor autonomia de voo.

Muitas empresas estão adotando seu uso por se tratar de um equipamento de melhor custo/benefício para levantamentos aéreos e a cada versão, uma melhoria ou novidade tecnológica.

São inúmeras as aplicações e vamos destacar algumas:
  • Controle de Áreas de Preservação Permanente;
  • Controle de pragas em lavouras;
  • Apoio para equipe policial em operações em favelas e áreas de risco;
  • Localização de foco do mosquito da dengue;
  • Vistoria de obras;
  • Medições em campo;
  • Monitoramento de barragens e outras estruturas;
Recentemente o uso desde equipamento ficou em evidência na tragédia do rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco em Mariana-MG.

E o Autodesk Recap 360, já ouviu falar?


O Autodesk Recap 360 é uma nova ferramenta que permite limpar, organizar e visualizar seus dados de nuvem de pontos. Em resumo, ele é um poderoso software para a captura da realidade através de fotografias ou escaneamentos. Não apenas dados obtidos por Drones, mas também levantamentos realizados por perfilamento a laser, laser scanner 3D.

Se tratando dos Drones, muitos profissionais e empresas não dispõe de recursos financeiros para adquirir um sensor laser de precisão e perguntam:

- O que fazer apenas com as imagens capturadas sendo elas, geralmente "abauladas" por causa do formato da lente da câmera.

Bom, este tipo de tratamento que chamamos de ortorretificação é realizado no software Autodesk Recap 360 que também inclui um poderoso recurso de modelar em 3D, as imagens mosaicadas e ortorretificadas.

Outra questão levantada por grande parte dos usuários ou "curiosos" é qual a configuração do computador para que possa realizar estes procedimentos sem travar.

Uma das vantagens das soluções 360 da Autodesk é o processamento na nuvem ou seja, o usuário não precisará ter um equipamento robusto e nem parar o que está fazendo para evitar a famosa... travada.

O Autodesk Recap 360 possui duas versões:

Autodesk 360 Free
Importa, visualiza e converte nuvem de ponto na versão Free.

Autodesk 360 Pro
Além das funcionalidades acima, com 360 Pro você registra múltiplos arquivos, adiciona pontos de controle para garantir a qualidade do registro, processa as imagens e gera o modelo 3D além de extrair delas, a nuvem de pontos.

Depois de pronto, esses dados de nuvem de pontos podem ser salvos e compartilhados com InfraWorks, Civil 3D, Navisworks, bem como outras ferramentas que usam o novo formato de nuvem de pontos ReCap.

Abaixo, um exemplo de aplicação que realizamos para apresentar ao cliente o que foi possível fazer com suas imagens capturadas por um Drone, através do Autodesk Recap Pro.

  1. Imagens enviadas pelo cliente:

  2.  Mosaico gerado sem tratamento:

  3. Mosaico ortorretificado:

  4. Modelo 3D:

  5. Pontos gerados através da modelagem das imagens:

  6. Mapa hipsométrico:

Para solicitar um orçamento para modelagem de suas imagens ou levantamento laser, entre em contato através do e-mail: contato@digitalcursos.net. Teremos o maior prazer em atendê-los.


Para mais informações detalhadas e acesso ao download de uma versão Free ou Trial, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário