sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Infraworks 360 - Cadastro Técnico Municipal (IPTU)

Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de fornecer dados para a atualização do Cadastro Técnico Municipal do município de Ibirité - MG.

Bom tarde a todos!!

Mais uma vez, muito obrigado pelas visitas!

Para "não quebrar a corrente"... como disse nos posts anteriores...

Resolvi postar aqui alguns modelos trabalhados no Autodesk Infraworks 360 porém, alguns não estão completos, não estão estarão georreferenciados corretamente, outros não estarão com a qualidade máxima e até mesmo, não tratados...

Neste sexto post da série, Infraworks 360, resolvi rever um projeto antigo e atualizá-lo para essa nova tecnologia.
Fui Chefe do Setor de Geoprocessamento da Prefeitura de Ibirité entre 02/2003 à 08/2006 e neste período, estivemos envolvidos em vários projetos voltados à mapeamentos envolvendo todas as Secretarias.
O nosso trabalho mais completo e por isso o mais desafiador, foi atualizar a base cartográfica do município, criando um novo MUB (Mapa Urbano Básico), onde além de alimentar o Cadastro Técnico (IPTU), também serviria como base real para as Secretarias que necessitariam trabalhar com mapeamento ou, espacializar seus dados.

O levantamento contratado foi imagem aérea e perfilamento à laser aero-transportado em estaca 1:2.000.

Após o levantamento, tratamento dos dados, reambulação em campo e atualização massiva dos dados, concluímos uma etapa fundamental para a atualização cadastral, estudo da expansão urbana, entre outras.

Nosso SIG (Sistema de Informações Geográficas) foi desenvolvido na plataforma ArcMap da Esri e usávamos o AutoCAD Map 3D para desenho e confecção das tabelas, essas conectadas com um banco de dados que alimentava sistemas como o de lançamento de Guias de IPTU e Controle de Zoonozes, além do AutoCAD Raster Design para tratamento e vetorização das cartas e croquis antigos, para tratarmos como dados históricos do desenvolvimento de Ibirité.

Hoje, depois de pouco mais de 10 anos, resolvi relembrar este projeto e fazer uma releitura de sua apresentação.

No post anterior (Infraworks 360 - Integrando com AutoCAD Map 3D e Banco de Dados PostgreSQL / PostGIS) eu apresentei como trabalhar com o Autodesk Infraworks 360 + AutoCAD Map 3D, juntamente com um Banco de Dados Espaciais, pois então...

Este tipo de trabalho era realizado entre plataformas de diferentes fabricantes como ArcMap (Esri), AutoCAD Map 3D (Autodesk) e MapInfo Professional (Pitney) e hoje, Autodesk Infraworks 360.

Existem outras plataformas para se trabalhar com este tipo de projeto e mai pra frente, apresentarei outras alternativas.

Então, para melhor ilustrar o post anterior, seguem abaixo além de uma imagem de Ibirité modelado em 3D, o mesmo foi gerado através da conexão entre Autodesk Infraworks 360 e o Banco de Dados PostgreSQL com sua extensão espacial, PostGIS.

Espero essa postagem tenha sido útil de alguma forma. Acredito que ela irá auxiliar a "abrir a visão" quando se trata de projetos de modelagem de cidades virtuais com dados reais e que podem ser compartilhados entre outros softwares de engenharia e sistemas desenvolvidos para diversas finalidades.
Lembrando que, para que seja realmente útil e inteligente, suas tabelas devem conter todas as informações das áreas interessadas.

Abaixo vocês poderão ver o modelo publicado e poderá navegar nas cenas e panoramas 3D desenvolvidos.



Se preferir visualizar melhor em uma página separada, clique aqui.

Para ficar por dentro das atualizações do blog, clique em inscrever e para acompanhar as novidades do nosso canal Youtube, se inscreva clicando abaixo.



Volte sempre!!!

2 comentários:

  1. This information is impressive; I am inspired with your post writing style & how continuously you describe this topic. After reading your post, thanks for taking the time to discuss this, I feel happy about it and I love learning more about this topic.. hoa lan ho diep | civil engineering outsourcing | Outsource Structural Drafting Services

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for the comment and for reading my post.
      I hope to write more important things to help people become more interested in today's technologies.
      By: Google Translate. :)

      Excluir