domingo, 8 de julho de 2012

Map 3D 2012 - Trabalhando em Ambiente Multiusuário

Boa madrugada a todos!


Depois de dois meses sem postar, achei que seria interessante começar cedo e... são 05:40h, hehe..

Vou começar agradecendo às empresas que venho dando consultoria e treinamento, dando credibilidade à Digital Cursos, uma empresa jovem especializada em treinamentos em softwares de engenharia.

Neste post, apresentarei como trabalhar em ambiente multiusuário no AutoCAD Map 3D.

Este procedimento deverá ser usado ao se trabalhar com modelagem de dados para um SIG (Sistemas de Informações Georeferenciadas), na produção da base cartográfica onde vários departamentos deverão estar envolvidos, tornando o projeto multidisciplinar de atualização em tempo real para todos os envolvidos.

Como exemplo em um governo, imagine que a equipe do Cadastro Técnico Municipal esteja trabalhando na atualização de sua base de edificações. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras poderia estar lançando dos dados referentes à novas obras, a Secretaria de Meio Ambiente lançaria as informações sobre roteamento de caminhões de lixo, controle de árvores centenárias e etc.

Todas estas equipes trabalhando ao mesmo tempo. Enquanto uma atualiza seus dados e os "reporta" ao servidor, todas as outras verão as atualizações automaticamente, enquanto trabalham no mesmo projeto.

É uma das formas de se trabalhar neste tipo de ambiente porém, com um custo de implantação e manutenção mais em conta do que optar por se trabalhar com um SGDB como Oracle ou o  como PostgreSQL (código aberto).

Sendo assim, os usuários deverão estar trabalhando diretamente em seus arquivos SHP (Esri Shapefile), tomando o cuidado de ter uma cópia de segurança pois caso alguma informação importante seja deletada ou modificada por acidente, a mesma poderá ser restaurada a partir de um SHP backup.

Vamos aos procedimentos e logo em seguida, teremos um vídeo apresentando passo a passo para melhor compreensão.

-----------

O AutoCAD Map 3D está setado para atualizar automaticamente suas mudanças, sempre que um arquivo for editado.

Os dados espaciais ficam desligados por padrão, é necessário buscar o arquivo para edição. Após realizar as mudanças, é necessário devolver as atualizações. Quando um arquivo é atualizado, ele está com uma trava, ou seja, outras pessoas poderão visualizar, mas não poderão editar os dados.


1. Abra um novo arquivo e defina seu Sistema de Coordenadas como Brasil SAD-69 UTM 23S.

2. Conecte e adicione no mapa a feição lotes.

3. Desabilite a opção Auto Checkout e Automatic Update para que o AutoCAD Map não atualize automaticamente suas alterações.

Aba Feature Edit >> Auto Checkout
Aba Feature Edit >> Automatic Update


4. Abra um novo arquivo e conecte o mesmo shape.

5. Coloque as duas janelas (dois arquivos) alinhadas verticalmente. Tomando o cuidado de deixar o primeiro arquivo do seu lado esquerdo.
6. Clique em Check-In. A feição foi atualizada.

7. Selecione a feição que será alterada.

8. Clique em Check-Out. A feição está pronta para edição e como leitura para outros usuários. É possível visualizar os grips da entidade.

Antes                                        Depois

9. Use os grips para alterar a feição.

Antes do Check-in

10. Para que o segundo usuário tenha acesso a visualizar as alterações, clique no botão Check-In e para ver o resultado na outra tela, clique no segundo mapa e use qualquer ferramenta de visualização como Zoom, Pan, etc.

Resultado:
Depois do Check-in

Vamos ao vídeo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário