segunda-feira, 9 de julho de 2012

Map 3D 2012 - Importando Dados de Levantamento (Survey Data)

Neste post, apresentarei para vocês como carregar em seu Map 3D, os dados de levantamento de campo.

O AutoCAD Map 3D permite que você gerencie dados de pontos de levantamento. Você pode importar pontos de levantamento nos formatos LandXML ou ASCII, visualização da Tabela de ponto (uma versão específica de ponto de levantamento da Caixa de diálogo Data Table, editar e adicionar pontos usando comandos de geometria de coordenada (COGO) e também, exportá-los no formato LandXML.

Usando o recurso de cópia em massa (Bulk Copy), você também consegue exportar pontos para outro armazenamento de dados e criar recursos geoespaciais. Por exemplo, se cada ponto de levantamento representa um poste de telefone, você pode exportar os pontos para um arquivo SDF chamado Poste_telefone.sdf. Você também pode adicionar Poste_telefone.sdf ao seu mapa, usando o Data Connect e trabalhar com os dados de ponto como recursos geoespaciais.
Os dados do levantamento são mantidos em um armazenamento de dados SDF dedicado. Você pode adicionar propriedades e classes novas ao esquema de armazenamento de dados de levantamento, mas seja cuidadoso para não alterar ou remover as propriedades e classes existentes. Os pontos em um armazenamento de dados de levantamento encontram-se no modo somente-leitura (read-only) até você clicar no botão Edit na parte superior do painel Task.

Você pode reorganizar os pontos de levantamento sem entrar no modo Edit (por exemplo, você pode mover os pontos entre os grupos de pontos). Ao clicar em Edit o AutoCAD Map 3D abre direto no modo de edição, o que significa que quaisquer alterações que você faça nos pontos dentro do AutoCAD Map 3D são aplicados imediatamente ao armazenamento de dados. Para trabalhar com dados de levantamento, você precisa estar online. O AutoCAD Map 3D se desconecta do armazenamento de dados de levantamento e a árvore de levantamento (survey) desaparece.

Vamos ao passo a passo...


Abra o arquivo PARCEL_OUTLINES.dwg.
No Task Pane, clique na guia Survey.
Clique em Data >> New Survey Data Store.

  

Na caixa de diálogo New Data Store, clique em Browse

Na caixa de diálogo do arquivo de armazenamento Create New Survey data: Navegue até sua pasta
•    Para File Name, digite: PARCEL_SURVEY
•    Clique em OK.
Para Coordinate System Assignment, verifique se o código está definido como CA-I (DWG).

Clique em OK.

Clique em Data >> Import ASCII Points.

Na caixa de diálogo Import ASCII Points, para File Location, clique em Browse.

Na caixa de diálogo Import ASCII File:
•    Navegue até o diretório onde se encontra o arquivo.
•    Selecione o arquivo PARCEL_SURVEY_CA- I_XYZ.txt .
•    Clique em OK.
•    Em Formatting:
•    Para Select Formatting, selecione ENZ (comma delimited).
•    Para Z-Unit, selecione Meters
Nota: Os pontos nesse arquivo ASCII não têm valor Z, mas se tiverem, você precisaria definir o valor apropriado da unidade Z.

Em Coordinate System Assignment:
•    Em Enter Code, selecione CA-I (Data Store).
•    Clique em OK
•    No painel Task, alterne ativar/desativar Data Store por meio da Verificação de pontos não agrupados (Checking the Ungrouped Points).
•    Clique na guia Display Manager

Observe a camada PARCEL_SURVEY no Display Manager.


DATASETS: http://www.4shared.com/zip/1kIwl6rl/Survey_Data.html

Um comentário: